Artigos e Dicas

TERÇA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2019

Prepare-se para 2020: 4 tendências macro que você precisa saber

1 – Customer-Centric Marketing

Essa é uma abordagem de marketing que entende o cliente no centro da estratégia. Isso significa que todo o investimento, esforço, ações, comunicação, estoque e etc. são pensados para e a partir do nosso cliente específico.

No Brasil, a abordagem que ainda domina o mercado digital é o de channel-centric marketing. Nesse modelo, channel-centric, e tenho certeza que você vai identificar essa abordagem, a estratégia de marketing está pensada e otimizada para canais ou canal utilizado.

Nessa abordagem existe um grande esforço para melhorar as taxas de algum canal específico. Por exemplo, o canal e-mail marketing. Ao rever sua estratégia atual, você decide fazer alguns ajustes para melhorar o desempenho desse canal.

Nesse caso, você consegue ter resultados com esses ajustes: as taxas de abertura e clique do canal aumentam consideravelmente. Seus clientes estão consumindo mais da sua comunicação (relacionamento) por e-mail.

Mas e se estiverem consumindo esse material e adorando, mas indo comprar na loja física ou até mesmo finalizando a compra por outro canal utilizado? Isso significa que sua estratégia de e-mail marketing é um fracasso?

Você colocou o canal no centro da estratégia, sem analisar ou pensar no que de fato o seu cliente quer ou precisa. Essa é a mudança com o customer-centric marketing. Você coloca o seu consumidor no centro da estratégia, não mais um canal.

O resultado: estratégias e táticas mais eficientes para converter hoje e incentivar o retorno do seu cliente.

2 – Evoluçāo do Google Ads

Não é apenas o nome da ferramenta que mudou em 2018. O marketing por keywords já está mudando radicalmente e técnicas de performance que eram utilizadas há anos estão cada vez mais ineficientes.

Os simples CPC e keywords como conhecemos deixarão de existir e os próximos anos estarão baseados nos 3A’s do Google: audiência, atribuição e inteligência artificial (AI).

O Google é provavelmente o maior case de sucesso quando se fala em colocar o usuário/cliente no centro da estratégia. E por isso, entender a sua audiência, pensar em como você atribui valor aos canais ao longo da jornada dessa audiência e então automatizar o seu sucesso são as grandes dicas do momento.

3 – Voice Search Marketing

Até 2020, metade de todas as buscas será por voz, aponta pesquisa da ComScore. A pesquisa por voz já pode ser identificada em relatórios do Google Ads desde 2016. E já analisamos um aumento nas buscas por voz em cenário nacional.

Mas esse comportamento de busca está sendo acelerado pela chegada de assistentes pessoais, dispositivos de connected home e smartphones cada vez mais avançados. Sua loja e sua estratégia de canais está preparada para atender esse comportamento?

4 – Anúncio x criatividade

É uma verdade que o retorno do investimento em formatos tradicionais e conteúdos pouco relevantes (que não pensaram o cliente como centro da estratégia!) são cada vez menores.

A principal dica do Google e vários outros parceiros do segmento de mídia e conteúdo é: o anúncio deve ser sinônimo de criatividade.

Mas, por que? Porque existem milhares de marcas disputando a atenção e interesse do mesmo consumidor e o seu anúncio precisa se destacar.

Apenas animar imagens ou destacar o “preço à vista + frete grátis” em seu banner não são estratégias recomendadas se você quer se destacar da concorrência.

Ter uma metodologia de criação voltada para performance, com artes e peças apoiadas num processo de avaliação de dados, já é outra história. O segredo está em aliar essa metodologia e pensar no seu cliente primeiro, antes mesmo de pensar na estratégia de investimento, e sempre ter o suporte de uma agência de marketing e publicidade, acompanhamento profissional para obter os melhores resultados.

Fontes:
administradores.com.br
exame.abril.com.br
nerdweb.com.br
www.go-agency.com
blog.keepi.media

ESTE ARTIGO FOI ÚTIL?

COMPARTILHE COM AMIGOS

Dicas pelo WhatsApp diariamente

Crise nas vendas? Quer mudar isso agora?

Receba diariamente dicas de abordagem, boas práticas e métodos de vendas para conquistar mais clientes.

Envie a mensagem de texto 'QUERO ME CADASTRAR' para 21 98714-1816 (Você precisa salvar este número nos seus contatos de seu telefone primeiro).

 Cadastre-se aqui

 VEJA TAMBÉM
CNC eleva previsão de vendas e empregos para o Natal
BRASIL |  terça-feira, 12 de novembro de 2019

CNC eleva previsão de vendas e empregos para o Natal

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano e estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões.


Ler artigo completo
Capas para Facebook: 10 erros que afastam seguidores
REDES SOCIAIS |  terça-feira, 12 de novembro de 2019

Capas para Facebook: 10 erros que afastam seguidores

As pessoas navegam por um oceano de informações todos os dias e, se algo não as agrada, dificilmente elas retornam ou param para analisar melhor.


Ler artigo completo
Cinco tipos de produtos que serão tendência nas vendas desse Natal
VENDAS |  terça-feira, 12 de novembro de 2019

Cinco tipos de produtos que serão tendência nas vendas desse Natal

Conheças cinco tendências promissoras para este natal e comece a se preparar para faturar com sua loja virtual.


Ler artigo completo

Perdeu alguma postagem?

Acesse nosso arquivo para recuperar algum artigo que tenha perdido, compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais.

Acesse nosso arquivo

Assine o boletim semanal de nosso site e receba as novidades gratuitamente em seu email.

 openmindvisual.com.br